segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Shalimar Eau de Parfum, Guerlain


Inspirado na lenda romântica que narra a história de amor de Mumtaz Mahal e o mausoléu que leva seu nome, o Taj Mahal, Shalimar foi criado em 1925, evocando a suntuosidade e o mistério que esse distante oriente nos traz. O clássico se tornou um dos perfumes mais vendidos do mundo, mesmo tendo sido reformulado ao longo dos anos, para se adaptar ao nosso mercado.

Édition 90ème Anniversaire, feita em cristal Baccarat,
uma das várias edições especiais em concentração de extrato

Clássico, porém difícil de lidar, Shalimar gira em torno da mais pura e selvagem baunilha, cheia de nuances e fases. 

O couro é um dos grandes destaques, responsável por deixar a baunilha sensual e fechada. E couro é uma nota difícil. É rústico, animálico e amargo, dependendo de como é trabalhado. Aqui ele é tudo isso, além de incensado e adornado por notas cítricas de limão. A evolução amacia esse couro, mas não deixa ele de lado em momento algum.

É facilmente compartilhável, e se não fosse pela baunilha que aparece conforme ele abandona a saída, seria um perfume bem mais masculino, com sua faceta áspera-animálica. Graças às resinas que queimam, ele também é quente e esfumaçado, quase místico.

O lenço criado pela maison inspirado na história de amor de Mahal

Curiosamente, as notas cítricas não abandonam a composição na saída, continuam ali, gravitando em torno do couro. Felizmente, conforme evolui, a baunilha busca domar o a composição, tornando ele mais macio e doce, mas não menos atalcado. 

A saída é assustadora, e esse susto não desaparece a cada aplicação, sendo necessário esperar o couro gritar menos para que as outras notas sejam apreciadas em sua totalidade. Gosto do coração, a amaria Shalimar se essa nota amarga e animálica se reduzisse a quase zero. 

A incrível campanha, que inclui um curta recriando a lenda sobre a criação do Taj Mahal. 

É um dos perfumes mais antigos ainda comercializado, também um dos mais famosos e clássicos, vide todo o cuidado da marca com sua divulgação e história. Se for experimentar, aconselho a dar meia borrifada, ou ele não funcionará. É um perfume difícil, que agrada poucas pessoas. Não foi feito para nosso verão, é sufocante no calor.

Notas
Saída: notas cítricas, tangerina, cedro, bergamota e limão verdadeiro ou siciliano.
Coração: íris, patchouli, jasmim, vetiver e rosa.
Base: couro, sândalo, opoponax, almíscar, civeta, baunilha, incenso e fava tonka.

Nenhum comentário:

Postar um comentário