terça-feira, 16 de outubro de 2018

Lavande 44, Rania J


Confesso que andava meio sem inspiração para escrever resenhas, os textos estavam todos saindo no modo automático e eu precisava revisar e revisar... Mas se a perfumaria atualmente também anda no modo automático, então não é culpa minha, né?

Rania J é uma marca francesa de nicho, levada a cabo pela imaginção e talento da perfumista Rania Jouaneh, que traz consigo referências de dois locais distantes em que passou a infância: oriente médio e África.

Apesar do nome, Lavande 44 não é nada do que eu esperava. É denso, esfumaçado, amadeirado, rico em especiarias, doce por causa de temperos de cor marrom. Aliás, se eu tivesse que definir esse perfume em uma cor, seria marrom. Lascas de madeira queimando em um incensário com cravo da índia e sementes de fava tonka macerados ao fundo de um recipiente com o mais puro óleo de lavanda. É uma lavanda um pouco mais multifacetada do que a que estamos acostumadas. Forte, com cara de colônia masculina. Imagino que essas impressões venham do oud mais doce com o patchouli faceiro.

Obviamente tem uma pegada muito mais firme na perfumaria masculina, mas antiga. Em colônias de barbearia, de senhores requintados. Mas também me parece enfeitar a pele de alguma bruxa bem decidida atrás de cartas de tarô e cristais envoltos por fumaça de incensário viajei, eu sei. Sensações que a perfumaria com os pés no oriente médio me passam.


Me lembra outro perfume marrom, o Obsession feminino. Só que sem aquela civeta insuportável, felizmente. E sem toda a potência. Ainda assim, forte.

Dizem que o perfume foi reformulado e há uma nova versão dele, não sei se a que provei foi a antiga ou a nova. Foi lançado em 2012.

Notas
Saída: bergamota e petitgrain.
Coração: lavanda
Base: oud, ládano, patchouli, vetiver, fava tonka e almíscar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário