segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Violet Moss, SP Parfums Sven Pritzkoleit


Esse texto pode ser uma resenha, mas pode ser também um breve ensaio do porquê eu não gosto de nichos.

SP Parfums é uma perfumaria de nicho alemã que leva o nome de seu criador, Sven Pritzkoleit, farmacêutico e químico desenvolvedor de fragrâncias com pegada natural e retrô. Coisa mais linda o visual de botica antiga que a marca emprega nas embalagens.

Todo nicho que testei tem qualidade indiscutível (salvo duas marcas nacionais que só prestam com um milagre). Os ingredientes são superiores, a duração, projeção, rastro e evolução na pele condizem com a proposta de cada um. Mas vários têm uma série de ingredientes tão abstratos que o perfume vira uma obra de arte olfativa: bonito de se sentir, impossível sair por aí com isso na pele.

Violet Moss fica no meio termo. É usável, mas é difícil. Requer a pele certa, o clima certo, o humor ideal e a personalidade que melhor se enquadra nele.

Abre verde, amargo, amadeirado e empoeirado graças ao musgo de carvaho, animálico e mais amargo ainda graças ao couro (suede/ládano). É compartilhável, mas a saída tem os dois pés na perfumaria masculina, com toques de lascas de madeiras e folhas verdes maceradas, até formarem um óleo amargo, embalsamados com âmbar e algumas resinais levemente adocicadas. 

O coração é bem mais agradável e puxado para a perfumaria feminina. Traz a violeta, até então escondida, com cheirinho de talco antigo, delicada e natural. A violeta desse perfume é uma coisa lindíssima de se ver. Gostei bastante do coração, mas aviso que é preciso gostar de perfumes com ares antigos, do tipo que você encontra guardado em uma caixa de madeira no sótão de uma casa velha.

Amaria Violet Moss se não tivesse essa mistura animálica, amarga e verde de couro com musgo e Nagarmotha (uma planta herbácea). Tudo que eu não gosto. Tem alguma coisa naturalmente doce na saída que me agradou bastante. No geral é um perfume bem seco, não sei dizer se gostei dele ou não, mas aprecio sua qualidade e melancolia.

Agora vem a parte medonha: 30ml saem pela pechincha de 158 EUROS. Eu disse EUROS. Que está quase na casa dos 5 reais. É muito mais caro que qualquer nicho luxuoso.

Notas
violeta, musgo de carvalho, jasmim, suede, patchouli e nagarmotha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário