terça-feira, 10 de janeiro de 2017

La Petite Fleur d’Or, Paris Elysees


Não gosto muito de contratipos, a ideia de ter a cópia de algo que já é copiado à exaustão na perfumaria mainstream não me agrada em nada. No entanto, cá estou eu, dando o braço (e a perna, e as mãos...) a torcer para falar sobre essa belezura aqui.

É preciso coragem para trazer a um mercado acostumado com a água com açúcar que a gente anda vendo, algo tão exótico e fora da linha floral-frutal-gourmand. Mas La Petite Fleur d'Or é bem elaborado e curioso, e dizem que é feito com Oud importado lá do Oriente Médio mesmo. 

Oud é um bicho difícil. Se não dosar e complementar bem, ele transita entre cheiro de hospital e urina de gato. Não é o caso aqui. Essa madeira (fungo) é sobressalente sim, mas domada. De cara já sentimos o incenso doce pairando sobre o oud, bem medicinal. Um ar bastante gelado e canforado vem do açafrão, picante e terroso. 

Dizem que foi inspirado no Valentina Oud Assoluto, e bem como o irmão, também sinto a nota de couro aqui, tão proeminente que não dá para esconder da pirâmide, mas ao mesmo tempo suavizado. Essa mistura de incenso, couro e oud me remete ao Shalimar tradicional. Há uma leve semelhança nesses acordes datados, mas eles seguem por vias diferentes e o couro aqui é mais agradável. Ênfase no contraste do calor úmido dessas três notas com o gelado e ardido açafrão. 

No coração, o oud esfumaçado encontra uma delicada rosa, escura, doce, polvorosa e também incensada. No meio do couro e do açafrão, que agora é só um resquício do que era na entrada, eles se dissolvem um no outro, conferindo ar romântico à composição. Essa dança oriental, que parece ter saído de uma casa árabe, se estende até a base.

Incensado, medicinal, balsâmico e bastante oriental, essa criança de 2015 tem dois pés no antigo e não é para os fracos.

Notas
Saída: açafrão e bergamota.
Coração: rosa, violeta, cedro e madeira guaiac.
Base: almíscar branco, patchouli, ládano e sândalo.

5 comentários:

  1. Esse me fez dar o braço a torcer tbm .. como é bom!

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostaria de saber onde encontrar e comprar este perfume,pois vasculhei todas as lojas e sites e ele desapareceu do mercado. Parece que foi descontinuado. Pode me informar onde comprou ou onde posso comprar ? Fico-lhe agradecida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Infelizmente ele foi descontinuado mesmo, acredito que você consiga encontrar somente nos grupos de desapego do Facebook ou no fórum de trocas do Fragrântica. Consegui o meu através de uma troca, acho que no grupo Confraria de Perfumeiros.

      Excluir
  3. Olá, gostaria de saber onde encontrar e comprar este perfume,pois vasculhei todas as lojas e sites e ele desapareceu do mercado. Parece que foi descontinuado. Pode me informar onde comprou ou onde posso comprar ? Fico-lhe agradecida.

    ResponderExcluir