segunda-feira, 29 de maio de 2017

Perfumaria para inciantes, parte I: Concentração e terminologias

Sei que esse tipo de post já foi feito e refeito diversas vezes, há vários vídeos no youtube e explicações por aí, mas sempre há aqueles chegando agora na perfumaria que ainda não conhecem os termos mais comumente usados, especialmente aqueles em inglês e francês. Sem delongas, aqui uma lista dos termos mais comuns na perfumaria e o significado delas, além de algumas dicas.

Sobre concentração de perfumes

Não existe um líquido mágico fixador de aromas, isso é um mito. A longevidade de uma fragrância na pele depende da qualidade de suas matérias primas, bem como sua concentração de óleos naturais. Quanto mais concentrado e de qualidade, mais ele irá durar e projetar!

Embora haja essa convenção sobre uma concentração maior significar também maior projeção, duração e rastro deixados pelo aroma, não é uma regra. Alguns perfumes, apesar de mais concentrados que outros, possuem notas que se destacam menos, durando mais, porém exalando mais próximo ao corpo que outros menos concentrados. Por exemplo, alguns EDT exalam e fixam mais que EDP. Parece confuso, mas juro que não é!

Cada perfume vem com sua classificação em Body Splash, EDT, EDP e Extrait (dentre outros nomes), mas o que diabos é isso? Calma, a gente explica! 

Parfum, Extrait ou Extract. O que é: Perfume ou Extrato, como o nome sugere, são as maiores concentrações de óleos essenciais em um perfume. Há uma confusão pelo fato do termo Parfum em francês também servir para designar qualquer perfume convencional, mas quando falamos sobre concentração, Parfum ou Extrait sugerem apenas aqueles com até 30% de concentração de óleos essenciais, os tipos mais concentrados encontrados. Os extratos têm comercialização mais limitada, normalmente são muito caros e vendidos apenas em pontos de venda específicos das marcas, que nem sempre fazem versões extrato de qualquer perfume. Sua consistência é mais oleosa e vêm em frascos menores, normalmente de até 10ml, com confecção manual. Os frascos se assemelham a uma miniatura e não possuem borrifador, enquanto suas embalagens são minimamente detalhadas. São os perfumes com maior duração, mas não necessariamente maior projeção. 

Atenção: perfumes ocidentais com 30% de concentração ou superior são APENAS os extratos, e são vendidos em quantidades pequenas e limitadas. Além disso, é impossível encontrar um frasco do tipo com 100% de essências sem diluição, pois o cheiro é muito forte mesmo para narizes humanos.



EDP (Eau de Parfum). O que é: Eau de Parfum é a concentração mais alta de óleos essenciais depois do extrato, chegando em média a 20%, além de ser a maior concentração encontrada em perfumarias e lojas convencionais. Normalmente sua fixação é maior que a das concentrações inferiores, mas o preço também é mais elevado, especialmente no caso dos EDP brasileiros, que pagam altos impostos.



EDT (Eau de Toilette). O que é: EDT tem em média 15% de concentração de óleos essenciais, são mais frescos e duram menos - mas vale lembrar que há exceções! Um exemplo de Eau de Toilette que dura e projeta mais que vários Eau de Parfum é o famigerado Poison, da Dior. Muitas marcas lançam versões EDT de seus famosos EDP com o intuito de atingir um público que não conseguiu se adaptar às fragrâncias mais fortes, ou para que essas versões sejam usadas em países com temperaturas mais altas, ou mesmo durante estações mais quentes. É comum a versão EDT sofrer algumas modificações no aroma, com a adição de notas mais cítricas e a remoção daquelas mais pesadas. No Brasil os EDT são chamados de Colônia Desodorante, pelo fato de desodorantes serem isentos dos altos impostos da perfumaria no país, mas na prática as concentrações são as mesmas dos Eau de Toilette.



Body Splash. O que é: também chamado de Colônia, Body Mist/Spray, Bruma Perfumada, Spray Corporal, Eau Fraiche, dentre diversos outros nomes, essas versões têm até 5% de concentração e são as mais diluídas em álcool. Sua duração é bem menor, fixação e projeção também, são mais baratas e não é incomum virem em embalagens de plástico, o que as tornam perfeitas para nosso verão escaldante. A Victória's Secret tem uma vasta coleção de body splashes famosos, mas aqui no Brasil algumas marcas também possuem seus sprays corporais. Normalmente os splashes acompanham uma linha de tratamento com outros produtos.




Attar. O que é: também conhecido como Ittar, tais perfumes são, na verdade, óleos concentrados, derivados da destilação de flores e outras matérias primas naturais em água, comumente rosas e jasmins. Tradicionalmente são artesanais, destilados no vapor ou outros métodos que envolvam água, sobre uma base de madeiras fragrantes, como sândalo (mais comum na Índia), ou Oud (mais comum nos países do Oriente Médio), e deixados para envelhecer por algum tempo. A junção de diferentes óleos concentrados e outras moléculas que reproduzem aromas sintéticos é chamada de Mukhallat.
São vendidos em frascos pequenos, normalmente de até 15ml, uma vez que sua alta concentração permite que apenas algumas gotas durem por muitas horas, facilmente atingindo dez horas na pele. Ao mesmo tempo, por não possuírem álcool, sua projeção é menor na maioria das vezes. Alguns attares chegam a passar 15 anos envelhecendo, mas seus preços são elevadíssimos. São pouco comuns no ocidente, mas fazem muito sucesso em países do Oriente Médio e leste asiático como Índia, Bangladesh e Paquistão. No Brasil é muito difícil encontrá-los à venda, e quando são encontrados, os preços são altos, especialmente pelos frascos ornamentados que a maioria traz. Attares não possuem spray em sua maioria, apenas um conta-gotas. 
São relativamente fáceis de encontrar e baratos em sites como eBay. Há attares a preços populares como os das marcas Al-Rehab, Al-Haramain, Rasasi e Swiss Arabia, e outros como os Ajmal com preço mais elevado, mas reconhecidos por sua qualidade. Há também attares caríssimos e exclusivos, feitos sob encomenda para Sheiks e magnatas árabes.
Esses perfumes, atualmente, buscam encontrar seu espaço no mercado europeu, criando linhas voltadas para os olfatos menos acostumados com seu aroma forte e característico, com a adição de notas doces e acordes florais mais apresentáveis aos narizes ocidentais.



Mas e o tal Eau de Cologne? Então, já vi pessoas colocarem o que elas chamam de colônia na categoria EDT e na categoria splash, no Brasil quase sempre são EDT.

Leio com frequência pessoas ditando onde e como usar cada concentração: bobeira! Cada pele reage ao perfume de maneira diferente, então cabe a pessoa que vai usar, e somente a ela, julgar como e onde vai usar. Essa besteira de que colônias devem ser usadas somente após o banho, que perfumes mais fracos como splashes devem ser usados apenas pra ficar em casa e "refrescar a sensação de banho tomado": apenas parem com isso! Tá liberado usar splash pra passear, se te incomodar algo mais forte. Tá liberado usar EDP pro dia-a-dia, desde que você não exagere nos sprays e cause uma dor de cabeça no amiguinho ao lado, ou nos colegas de ônibus.

Espero que o post tenha sido útil para esclarecer algumas dúvidas. A segunda parte será postada em breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário